domingo, 1 de julho de 2012

A Inclusão sobre o ponto de vista da Escola Walmir Martins


[No dia 13.06 tivemos em nossa escola a presença da Assessoria da SMED em nossa formação sobre inclusão. Na dinâmica inicial os professores da Walmir foram convidados a dizer o que era a inclusão. Na sistematização final nosso texto ficou assim:]

Inclusão é como uma planta que precisa estar em constante cuidado para se desenvolver, necessitando de luz, calor, água e oxigênio. Pensando nos nossos alunos, estes serão os estímulos necessários para o seu crescimento. Onde é preciso primeiramente parar, olhar, conhecer, para então incluir.
Inclusão é como chave que se abre portas, caminhos e amplia visões. Através dela temos a oportunidade de adentrar-se num novo mundo e chegar à porta do coração do aluno.
Inclusão é como um prendedor que prende e desprende preconceito e opiniões por ser um tema bem difícil. Com o prendedor posso montar brinquedos, escrever palavras, fazer dele um recurso acessível que inclua as diferentes necessidades.
Inclusão é como telefone celular que garante aproximação das pessoas de formas diferentes e, se não houver comunicação, não haverá inclusão.
Inclusão é como uma manta que acolhe e aconchega, fazendo o aluno se sentir bem.
Inclusão é como uma corrente que representa as parcerias fundamentais para este processo de desenvolvimento do estudante.
Inclusão é como um relógio que apesar dos diferentes modelos e das diferentes cores, precisa ser respeitado já que cada um tem seu tempo, não precisando apurar as coisas, e sim ter paciência. O tempo vaì ajudar...
Inclusão é como uma lâmpada onde a luz mostra caminhos e rompe com a escuridão da discriminação.
Inclusão é como uma chapinha, pois tem o poder transformador, mas é preciso saber usar, tem que gostar, tem que querer e às vezes é necessário ter muita habilidade. Há cabelos diferentes, uns mais fáceis, outros precisam mais técnica, às vezes por causa do tempo precisamos refazer até encontrar o melhor resultado.
Inclusão é como um livro onde cada um tem sua história, umas maiores outras menores, mas que para serem conhecidas precisam ser lidas. Às vezes não queremos ler por achar que quanto maior é mais difícil. Precisa-se querer para conhecer.
Inclusão é como uma música que aproxima e alegra as pessoas de forma prazerosa, incluindo a todas sem fazer distinção de estilos. Ela tem o poder de nos fazer parar e refletir sobre nossas ações.
Inclusão é como um atilho que serve para unir as coisas. Unindo as pessoas, tornando-as próximas.
Ela é tantas coisas que causam dúvidas, nos fazendo mudar de opiniões e estratégias constantemente, porém depois do processo consolidado, só arrebentará se alguém quiser sair.

Na foto abaixo o grupo de professores de nossa escola. A foto é do inicio do ano.


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