[No dia 13.06 tivemos em nossa escola a presença da Assessoria da SMED em nossa formação sobre inclusão. Na dinâmica inicial os professores da Walmir foram convidados a dizer o que era a inclusão. Na sistematização final nosso texto ficou assim:]
Inclusão é como uma
planta que precisa estar em constante cuidado para se desenvolver,
necessitando de luz, calor, água e oxigênio. Pensando nos nossos
alunos, estes serão os estímulos necessários para o seu
crescimento. Onde é preciso primeiramente parar, olhar, conhecer,
para então incluir.
Inclusão é como chave
que se abre portas, caminhos e amplia visões. Através dela temos a
oportunidade de adentrar-se num novo mundo e chegar à porta do
coração do aluno.
Inclusão é como um
prendedor que prende e desprende preconceito e opiniões por ser um
tema bem difícil. Com o prendedor posso montar brinquedos, escrever
palavras, fazer dele um recurso acessível que inclua as diferentes
necessidades.
Inclusão é como
telefone celular que garante aproximação das pessoas de formas
diferentes e, se não houver comunicação, não haverá inclusão.
Inclusão é como uma
manta que acolhe e aconchega, fazendo o aluno se sentir bem.
Inclusão é como uma
corrente que representa as parcerias fundamentais para este processo
de desenvolvimento do estudante.
Inclusão é como um
relógio que apesar dos diferentes modelos e das diferentes cores,
precisa ser respeitado já que cada um tem seu tempo, não precisando
apurar as coisas, e sim ter paciência. O tempo vaì ajudar...
Inclusão é como uma
lâmpada onde a luz mostra caminhos e rompe com a escuridão da
discriminação.
Inclusão é como uma
chapinha, pois tem o poder transformador, mas é preciso saber usar,
tem que gostar, tem que querer e às vezes é necessário ter muita
habilidade. Há cabelos diferentes, uns mais fáceis, outros precisam
mais técnica, às vezes por causa do tempo precisamos refazer até
encontrar o melhor resultado.
Inclusão é como um
livro onde cada um tem sua história, umas maiores outras menores,
mas que para serem conhecidas precisam ser lidas. Às vezes não
queremos ler por achar que quanto maior é mais difícil. Precisa-se
querer para conhecer.
Inclusão é como uma
música que aproxima e alegra as pessoas de forma prazerosa,
incluindo a todas sem fazer distinção de estilos. Ela tem o poder
de nos fazer parar e refletir sobre nossas ações.
Inclusão é como um
atilho que serve para unir as coisas. Unindo as pessoas, tornando-as
próximas.
Ela é tantas coisas
que causam dúvidas, nos fazendo mudar de opiniões e estratégias
constantemente, porém depois do processo consolidado, só
arrebentará se alguém quiser sair.
Na foto abaixo o grupo de professores de nossa escola. A foto é do inicio do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário